segunda-feira, 7 de junho de 2010

Saramago: você está no caminho certo ...

Quanto mais o escritor lusitano JOSÉ SARAMAGO nega a existência do Deus de Jesus Cristo, do Deus da Bíblia, mais eu creio nesse Deus.
O trecho abaixo foi retirado do blog:
http://livrosepessoas.blogspot.com/2009/08/saramago-lanca-caim-e-diz-que-nao-se.html#comment-form

"Saramago lança "Caim" e diz que não se pode confiar em Deus

Desde sua casa na ilha espanhola de Lanzarote, o escritor José Saramago contou à Agência Efe sobre seu novo livro "Caim", que será lançado na América Latina no final de outubro.

Quase vinte anos depois de ter escrito o polêmico livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", o escritor faz agora um irreverente e irônico percurso por diversas passagens da Bíblia.

Saramago não considera esse novo livro como um particular e definitivo acerto de contas com Deus. "Se Deus para mim não existe, eu não posso fazer um ajuste de contas com ele. O absurdo é que o ser humano primeiro inventou Deus e depois se escravizou a ele, isso é o que eu questiono nesta obra", explica.

O escritor também nega que a proximidade da morte fez com que ele pensasse mais em Deus. "Nesses dias eu tinha mais coisas para pensar. Como por exemplo, se me curaria da doença", relembra."


Esta autosuficiência é muito salutar para o Cristianismo, pois, mostra que o maravilhoso livro de Estratégias de Deus - a Bíblia - não foi criado pela mente humana. Pois só uma mente brilhante poderia criá-lo. Porém, se uma mente "brilhante", no conceito humano, desdenha-o - assim como outras "mentes humanas brilhantes" o fazem - , se cumpre a Palavra que diz:

"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele."
(1a. carta de Paulo aos Coríntios 1:27 a 29)

Esta é a Palavra que tenho a dizer a José Saramago: "O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que, não crendo, não se salvem."

"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus."
(2a. Coríntios 4:3 e 4)

Nenhum comentário :