quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ainda sobre vinho

“Não vos embriagueis com o vinho”
 O Salmo 104:15 diz: “E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração”. Mostrando que o vinho representa a alegria para o homem. Quando o homem está triste, como por exemplo, se ele briga com a esposa, e ela não o quer mais, ele bebe vinho para ficar alegre. Isso é o que o mundo faz.
 Mas você, quando passar por uma adversidade, vá se encher do Espírito Santo. Não adianta ficar com a cabeça baixa, se ajoelhe e fale: “Senhor enche-me do Espírito Santo”.
 “E não vos embriagueis com o vinho em que há contenda”
 Por que há contenda quando bebemos o vinho desse mundo?
 Gálatas 5: 16-17“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem se um ao outro, para que não façais o que quereis”.
 Diz: “estes opõem se” ou “contendem”, eles fazem uma contenda. Quando nós estamos vivendo segundo a carne, há uma contenda do Espírito contra a nossa carne.
 Cada vez que somos mistos, temos um gozo no mundo que é o gozo da carne, e queremos o gozo do Espírito. Certamente quando temos o gozo da carne, perdemos o gozo do Espírito. Há uma contenda do Espírito Santo contra nós, e ao mesmo tempo a carne quer continuar tendo o prazer e a alegria desse mundo, então contende com o nosso espírito, onde o Espírito Santo habita. Então: “não vos embriagueis com vinho em que há contenta”, vinho sempre traz contenda. Isso é uma contenda interna no coração do homem cristão. Ainda que também possa ocorrer contenda exterior.
 “Mas enchei-vos do Espírito”
 É um mandamento imperativo. Isto é uma vida de fé, Enoque pela fé andou com Deus. Que fé? Ele creu no Senhor, não creu somente na existência de Deus, mas creu na advertência que o Senhor tinha dado: “quando Matusalém for recolhido o juízo virá”. Então ele começou a andar com Deus. Ele deve ter pensado “Será que, de repente, Matusalém pode ser recolhido daqui a cinco dias?! Está muito perto o juízo”, e começou a andar com Deus. Trezentos anos se passaram andando com o Senhor. Deus prova. Às vezes você há cinco anos atrás foi cheio do Espírito Santo, andou por cinco anos com o Senhor e agora não está andando mais. Você creu na Palavra; houve uma ministração de Deus sobre a sua vida; a palavra veio, você temeu naquele momento e certamente você se abriu para o Espírito Santo. Mas depois tudo se escoou; aquela vida acabou; o gozo terminou. É necessária uma restauração, uma restituição. Aqui está a chave da vida cristã, uma vida no Espírito, uma vida cheia do Espírito Santo. “Enchei-vos do Espírito”.

Nenhum comentário :