sexta-feira, 4 de junho de 2010

NAS PROFUNDEZAS DOS ABISMOS É QUE DEUS MOSTRA AS SUAS MARAVILHAS



Salmo 107:23 a 31 e 43

Versão da Bíblia REVISTA E CORRIGIDA:


“Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas, esses vêem as obras do Senhor e as suas maravilhas no profundo.
Pois Ele manda, e se levanta o vento tempestuoso, que eleva as suas ondas.
Sobem aos céus, descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.
Andam e cambaleiam como ébrios, e esvai-se-lhes toda a sua sabedoria. Então, clamam ao Senhor na sua tribulação, e Ele os livra das suas angústias.
Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as ondas.
Então, se alegram com a bonança; e Ele, assim, os leva ao porto desejado.
Louvem ao Senhor pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens!
Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do Senhor.”



A Bondade de Deus não é como a bondade dos homens; ela excede o nosso entendimento.
O homem natural navega em barcos – barquinhos – na superfície do mar.
O homem natural não anda no rio que sai do trono de Deus, acima da linha da cintura.
A sua visão é natural. Ele não mergulha. Ele não se deixa fluir.



Para ter um encontro com Deus; um verdadeiro Encontro com Deus, tem que fazer uma viagem maior. Mais ousada. Subir ao alto dos céus; descer às profundezas dos abismos; perder o equilíbrio; perder o chão. Deixar a sua alma “abandonada” nas mãos do Deus que se autoretrata na Bíblia Sagrada.



Quando o homem natural dá lugar ao sobrenatural; quando decide se entregar, sair do chão, abrir mão de tudo o quanto chama de “eu”, é que entra na dimensão do chamado Pai celestial de Jesus Cristo.

Enquanto está remando ainda com o seu barquinho, continuará indo raso demais; nenhum encontro com Deus terá.



Quando entra neste navio e desce às grandes águas, ao mar aberto, ao mar alto, rumo aos desconhecidos mistérios de Deus, prepare-se: pois sua alma vai ser tão saculejada, mas tão saculejada, até jazer no chão, como um saco de pano mole, vazio, inerte, surpreso, espantado, angustiado. E perceberá que tudo o que sabia ERA NADA!
E não iria te levar a lugar nenhum.
“Sobem aos céus, descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.
Andam e cambaleiam como ébrios, e esvai-se-lhes toda a sua sabedoria.”



Como bêbados, trôpegos, em gemidos e suspiros, sem eira, beira, norte, chão, direção, clamam:

Ó, DEUS DE JESUS CRISTO, AONDE ESTÁS? VENHA ME SALVAR!

E sabe o que Ele – este Deus – faz?

Vem e o livra!
Livra-o de suas angústias e faz cessar a tormenta! Aquela tormenta que não tinha mais solução. De repente, acalmam-se as ondas, cessa o vento; pára tudo.
Ué, para onde foram?? Pergunta-se atônito, porém, feliz. Pois não há como não alegrar-se com a chegada da bonança - Ó, bendita bonança, como te desejei com as minhas entranhas!



E é quando nos encontramos assim, suspirando de alívio, de alegria, dando graças a este Deus de Jesus Cristo que nos ouviu e nos salvou, que Deus enfim, nos leva ao lugar que a nossa alma deseja estar.
Deinos, em grego, significa terrível, mas também quer dizer, maravilhoso. As profundezas dos abismos, assim como o alto dos céus, é um lugar de acontecimentos e descobertas terríveis! Maravilhosas! Louvem ao Senhor POR ISTO! Por permitir aos homens – a mim e a você – o acesso a este navio que nos leva a este terrível e maravilhoso MAR.

"Quem é sábio observe estas coisas e considere atentamente as benignidades do Senhor.”

Preste atenção a estes livramentos, a estas bonanças, que de repente, vem sobre a sua vida.
Preste atenção às tempestades, às secas, às portas que se fecham, às portas que se abrem. Em nenhum momento - nenhum! - sinta-se autosuficiente, seguro de seu próprio conhecimento; pois quando isto acontece, é sinal de que tempestades virão para lhe tirar do rasinho e mergulhar no MAR ABISMAL DE DEUS.

Que navio é este?

Eu te digo: o barco – o barquinho – somos nós, homens naturais.
O Navio é Jesus Cristo.

O homem natural procura seguir religião, seitas, dogmas, esoterismo, tudo o quanto ele pode manipular; em tudo quanto ele consegue se segurar.

O homem espiritual busca Deus, por intermédio de Jesus Cristo, Sua Palavra.





Outras versões

Versão LINGUAGEM DE HOJE:

“Alguns viajaram em navios nos oceanos, ganhando a vida nos mares;eles viram o que o Senhor Deus faz, as coisas maravilhosas que realiza nos mares.
Ele dava ordem, e um vento forte começava a soprar e a levantar as ondas. Os navios subiam bem alto e depois mergulhavam nas profundezas. No meio desse perigo, os homens ficavam apavorados. Tropeçavam e andavam balançando como bêbados; e toda a sua prática de marinheiros não adiantava nada. Então, na sua angústia, gritavam por socorro, e o Senhor Deus os livrava das suas aflições. Ele acalmava a tempestade, e as ondas ficavam quietas. Eles se alegravam porque o mar tinha ficado calmo; e assim Deus os levava em segurança para o porto desejado. Que eles agradeçam ao Senhor o seu amor e as coisas maravilhosas que fez por eles!
Que aqueles que são sábios pensem nessas coisas e meditem no amor de Deus, o Senhor!”


Nenhum comentário :