domingo, 20 de junho de 2010

Saramago "joio em meio ao trigo"

  José Saramago fala durante a apresentação de seu livro Caim, em 
Lisboa Foto: AP
O escritor morreu na sexta-feira, na Espanha
O jornal L'Osservatore Romano, de propriedade do Vaticano, definiu neste sábado o escritor José Saramago, morto na última sexta-feira, na Espanha, como "um homem e um intelectual de nenhuma convicção metafísica, permanecendo até o último momento em sua crença teimosa no materialismo histórico, ou melhor, no marxismo". As informações são do jornal italiano La Repubblica.
O artigo, chamado "A (suposta) onipotência do narrador (L'onnipotenza (presunta) del narratore)", também diz que Saramago se colocou "lucidamente na parte do joio em meio ao campo de trigo do Evangelho".
O escritor, ainda de acordo com o artigo, se declarava "insone" ao pensar sobre as Cruzadas ou a Inquisição, mas esquecia de se lembrar dos gulags (campos de trabalhos forçados do regime soviético), dos genocídios e dos samizdat, tentativas de burlar a censura cultural nos países da Cortina de Ferro.
A obra mais conhecida de Saramago, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, foi definida pelo jornal como uma "afronta à memória do cristianismo da qual não há o que salvar", em que Jesus "dirige o mundo com um poder sem misericórdia". 
 Sem Jesus, a consequência do pecado é a morte. A Bíblia diz em Romanos 6:23 “
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida ...
 O maior pecado que o homem pode cometer é negar a existência de Deus , porque é atravéz Dele
veio o perdão como podemos ver no texto a seguir.
Assim como por um homem (Adão) entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, que passou a todos os homens, também por um homem (Jesus, o Filho de Deus) veio a graça para nossa justificação, para que tenhamos a vida eterna, feliz, por Cristo e em Cristo (Romanos 5:15, 20; I João 1:7).

 esta escrito “ Quem crê em mim, como dia a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva “. João 7: 38
sobre o escrito oque podemos afirmar é.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,...” (Hb. 9,27)

Nenhum comentário :