segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

JOÃO 10:10, QUEM É O LADRÃO?


O LADRÃO VEIO PARA ROUBAR MATAR E DESTRUIR,EU (JESUS) VIM PARA QUE TENHAM VIDA E VIDA EM ABUNDANCIA.
João 10 .10

INTRODUÇÃO:



“E disse-lhe Jesus:
Eu vim a este mundo para juízo,
a fim de que os que não vêem vejam,
e os que vêem sejam cegos.
E aqueles dos fariseus,
que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe:
Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado;
mas como agora dizeis:
Vemos; por isso o vosso pecado permanece.”.
(João 09:39,41).


QUEM È O LADRÃO?


- Quem é o ladrão descrito em João 10:10?
- Para entendermos melhor esta questão, precisamos ler o texto desde o início, e não simplesmente pegar um versículo isolado da Bíblia para afirmar alguma coisa, como os doutores da lei faziam para condenar o próximo.
- Desde que me conheço por cristão, aprendi que o ladrão que veio para roubar, matar, e destruir era Satanás.
- Mas, outro dia alguém me abriu os olhos para um detalhe que eu ainda não tinha percebido: “Onde está escrito neste texto, que o ladrão é Satanás?”.
- Senti um frio na barriga característico de quem pressente uma grande falha; fiquei inquieto e com a boca seca e não descansei enquanto não encontrasse uma resposta para a pergunta: QUEM. É O LADRÃO?
- Corri em examinar cuidadosamente todo o contexto de João 10:10; fiquei em silêncio por um tempo e depois glorifiquei a Deus.
- Glorifiquei a Deus, porque finalmente Jesus abriu os olhos de um cego, e este cego era eu.
- Não sei quantas vezes na minha vida eu tinha lido este texto e ainda não tinha visto a verdade sobre esta passagem.
- Quantas vezes eu preguei errado sobre esta passagem, e quantas vezes vi outros pregadores também pregarem errado sobre o assunto.
- Definitivamente, hoje eu sei que o ladrão do qual Jesus se referia em João 10:10, não era Satanás, eram exatamente os doutores da lei.
- Hoje, sem a contaminação religiosa que nos foi imposta pelos doutores da lei, que nos ensinaram que não eram eles os ladrões, mas sim o diabo; quero ir direto ao assunto afirmando que ladrão é todo aquele que explora a fé das outras pessoas.
- E eram destes ladrões que o SENHOR nos ensinou em João 10:10.



O LADRÃO MERCENÁRIO:





“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes:
Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores;
mas as ovelhas não os ouviram.”
(João 10:07,08).

- Veja bem o que Jesus diz no em (João 10:07): “EU SOU A PORTA DAS OVELHAS!”.
- Até aqui tudo bem, sabemos que Jesus é a porta, o caminho, a verdade e ávida das ovelhas. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”. (João 14:06).
- Mas o que realmente me abriu os olhos, foi em (João 10:08): “TODOS QUE VIERAM ANTES DE MIM SÃO LADRÕES E SALTEADORES!”.
- A pergunta que eu me fiz ao ler este versículo, foi:. “QUEM VEIO ANTES DE CRISTO?
- E a resposta obvia foi: “A LEI!”.
- Segunda pergunta: “QUEM ENSINAVA A LEI PARA AS OVELHAS?
- E a resposta foi: “OS DOUTORES DA LEI!”.
- Sim, foram eles que vieram antes de Cristo Jesus e enriqueceram explorando a fé do povo de Deus.
- Os doutores da lei, os sacerdotes do templo, os escribas, enfim, toda a elite religiosa existente, desde aquela época já nos roubavam em nome de Deus.
- Este joio só não foi arrancado ainda porque Jesus permitiu que ficasse no meio do trigo: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.”. (Mateus 13:30).
- Estes ladrões, estão infiltrados ainda hoje na igreja atual, onde muitos enriquecem explorando a fé do povo de Deus.
- No versículo seguinte, Jesus diz: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”. (João 10,09).
- Depois de afirmar que os doutores da lei eram ladrões, Jesus diz que se alguém entrasse através Dele, seria salvo; entraria, e sairia, e encontraria pastagem.
- Esta pastagem da qual Jesus nos fala, é mesma que Davi declara: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em VERDES PASTOS, guia-me mansamente a águas tranqüilas.”. (Salmos 23:01,02).
- Estas pastagens verdejantes só o SENHOR as conhece. Ele é o Bom Pastor.
- O Bom Pastor cuida das ovelhas, leva-as até águas tranqüilas e não as deixa faltar nada.
- O doutor da lei só conhece uma pastagem que se chama dinheiro; e uma só água tranquila, que se chama conforto material."TEOLOGIA DA PROSPERIDADE"
- Jesus continua seu ensinamento, e finalmente, Ele declara abertamente: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”. (João 10:10).
- O ladrão, vem até as ovelhas para roubá-las, matá-las e destruí-las.
- Roubar a nossa fé genuína quando nos ensinam regras e rituais para adorarmos a Deus.
- Matar a nossa esperança com promessas vãs que nunca se concretizam; com profecias vindas de todos os lugares, menos do SENHOR. 
- Destruir nosso sentimento de amor ao Pai e ao próximo com ensinamentos do tipo: “APEDREJE A PROSTITUTA!”. 




- Em vez de apedrejar a prostituta, Jesus o Bom Pastor a livrou dos dentes dos vampiros famintos por sangue dos irmãos. “E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”. (João 08:07).

- Em outras palavras, Jesus falou o seguinte em relação aos doutores da lei: “AQUELES QUE VIERAM ANTES DE MIM SÃO LADRÕES, ASSASSINOS E DESTRUIDORES!”.
- Assassinos que matavam uns aos outros em nome Deus.
- Ainda hoje existem no nosso meio “HOMENS” que anda com a Bíblia debaixo do braço como se fosse uma metralhadora pra fuzilar o pecador com versículos ameaçadores.
- Mas o passo final neste ensinamento, vem a seguir quando Jesus diz: 
“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.”. João 10:11,12).
- Agora sim amados; agora Jesus cita Satanás nesta passagem.
- Ele diz: “EU SOU O BOM PASTOR, E DOU MINHA VIDA PELAS OVELHAS!”.
- Mas, logo Ele diz: “O MERCENÁRIO, que não é pastor, deixa as ovelhas, QUANDO VEM O LOBO!”.

- Entenderam?
- O lobo sim é Satanás, mas o ladrão mercenário é doutor da lei que não é o pastor das ovelhas.
- O Bom Pastor da à vida pelas ovelhas, mas o mercenário foge quando vê vir o lobo.
- Quando o lobo veio com tudo pra cima de você meu amado, quem foi que deu a vida por você? Jesus ou o doutor da lei?
- Jesus deixa bem claro que o mercenário não é pastor; é ladrão, assassino e destruidor.
- Quando o mercenário vê que a ovelha não tem mais nada para “ofertar”; quando ele vê que o lobo se lança sobre a ovelha, sabe o que ele faz?
- Ele abandona a ovelha e manda-a orar ao verdadeiro Pastor se quiser se salvar.



CONCLUSÃO:





“Ora, o mercenário foge,
porque é mercenário,
e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor,
e conheço as minhas ovelhas,
e das minhas sou conhecido.”.
(João 10:13,14).

- O mercenário foge porque não tem cuidado com as ovelhas, ele só tem compromisso com dinheiro das ovelhas.





“Porque, eis que suscitarei um pastor na terra,
que não cuidará das que estão perecendo,
não buscará a pequena, e não curará a ferida,
nem apascentará a sã;
mas comerá a carne da gorda,
e lhe despedaçará as unhas.”.
(Zacarias 11:16).

- Olha aí o que o mercenário gosta de fazer: “COME A CARNE DA GORDA E LHE ARRANCA ATÉ AS UNHAS!”.
- O mercenário, o ladrão que Jesus fala em (João 10:10), não cuida da ovelha que está perecendo, não busca a pequena e nem a perdida.
- Ele não cura a machucada, e nem apascenta a sã.
- Mas come da sua gordura e arranca até as unhas.
- O porquê de eu nunca ter visto ninguém pregar (João 10:10) da maneira que vimos hoje, é que eu acho muito estranho, mas isto é assunto para uma outra oportunidade.
- Me perdoem todas as pessoas pelas vezes sem que preguei errado esta passagem; por um lado fui vítima também da contaminação religiosa que existe no nosso meio, e por outro lado foi pura ignorância mesmo.
Mas quando buscamos entender as escrituras sem influencia religiosa o Espirito de Deus nos ensina .





"A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE JESUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"

Nenhum comentário :